Notícias / Educação e Cultura

Rede Municipal de Educação de Magda participa do 1º Simpósio de Deficiência Intelectual

Aconteceu em Magda, nesta segunda-feira 22 de outubro, o 1º SIMPÓSIO DE DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, estavam presentes os Profissionais da Educação Municipal de Magda, representantes do Conselho Tutelar, alguns membros da comunidade e Professores/Gestores de municípios vizinhos.

Pessoas com deficiência intelectual ou cognitiva costumam apresentar dificuldades para resolver problemas, compreender ideias abstratas (como as metáforas, a noção de tempo e os valores monetários), estabelecer relações sociais, compreender e obedecer a regras, e realizar atividades cotidianas - como, por exemplo, as ações de autocuidado.

A capacidade de argumentação desses alunos também pode ser afetada e precisa ser devidamente estimulada para facilitar o processo de inclusão e fazer com que a pessoa adquira independência em suas relações com o mundo.

As causas são variadas e complexas, sendo a genética a mais comum, assim como as complicações perinatais, a má-formação fetal ou problemas durante a gravidez. A desnutrição severa e o envenenamento por metais pesados durante a infância também podem acarretar problemas graves para o desenvolvimento intelectual.

Em virtude da grande demanda de alunos com deficiência intelectual e transtornos, buscamos uma formação para poder ajudar a equipe escolar no diagnóstico e no encaminhamento dessas crianças, para que a ajuda com o profissional certo venha mais cedo e evite o sofrimento dessas crianças e de suas famílias. O tratamento precoce evita que a aprendizagem seja comprometida. Relata a Diretora de Educação, Professora Keli.

A educação é uma prioridade em meu governo, procuro atender todas as solicitações para formação, pois assim teremos profissionais mais preparados para ensinar as nossas crianças. Afirma a Prefeita Viviane.