Notícias / Educação e Cultura

Drogas: quem dança é você

O município de Magda recebeu na terça feira, dia 02 de outubro, em duas sessões para alunos da EE Manoel dos Santos, o espetáculo teatral Drogas: Quem Dança é Você”. O anfiteatro Municipal João Batista Balbo foi o palco escolhido para acolher jovens estudantes do 6º ao 9º ano e também do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio.

A produção – que une teatro, música e muita dança – apresentou aos estudantes a história de Nina, uma adolescente tímida e sonhadora que se sente pressionada pela amiga Lari a experimentar drogas, embarcando em experiências, emoções e desafios nunca antes vividos. O cotidiano do adolescente e sua relação com as drogas são retratados nos diferentes personagens da peça, que fazem o público a refletir sobre as escolhas e possibilidades que levam o adolescente a fazer uso de drogas.

O projeto é uma realização do grupo ribeirão-pretano Protegendo a Infância e tem apoio do ProAc – Programa de Incentivo à Cultura do Governo de São Paulo - e incentivos da multinacional chinesa Cofco International, que atua no Brasil na área de agronegócio. Na região conta com Unidades nas cidades de Meridiano e Sebastianópolis, além de Potirendaba e Catanduva.

A peça vai percorrer 17 municípios da região de São José do Rio Preto nos meses de Outubro e Novembro. “Além de promover a arte e proporcionar diversão, prazer e entretenimento, a peça leva a platéia à reflexão sobre o tema, que é debatido com o público ao final de cada espetáculo”, explica a dramaturgista e diretora geral do espetáculo Elaine Ribeiro de Barros.

SOBRE O GRUPO PROTEGENDO A INFÂNCIA - Criado em 2011 e grupo é formado por atores também graduados em outras áreas como a Psicologia, Pedagogia, Serviço Social, cujo objetivo de trabalho é desenvolver projetos culturais, com temas de cunho social, que têm como foco a valorização do potencial do teatro como veículo de comunicação, conscientização e sensibilização sobre os temas que são abordados em seus trabalhos.

O Grupo já criou e produziu vários trabalhos, entre eles “Bebida não Faz Mal a Ninguém?" -que também teve aprovação do ProAc -, “Casa de Ninguém”, “Chega de tanta Exclusão” e agora assina a estreia, da peça teatral “Drogas: Quem Dança é Você”.