Recursos de Acessibilidade: Texto menor Texto maior Contraste

Notícias / Meio Ambiente

Prefeitura Municipal de Magda, através de um convênio de operação com a empresa Reciclanip realiza um Programa recolhimento de pneus inservíveis

A Prefeitura Municipal de Magda, através de um convênio de operação com a empresa Reciclanip realiza um Programa recolhimento de pneus inservíveis, aqueles que seriam destinados de maneira irregular no meio ambiente. Para minimizar esta contravenção com o meio ambiente, um ponto de recolhimento está montado nas borracharias de Magda e no almoxarifado da Prefeitura de Magda/SP.

A ação de reciclagem está integrada à melhoria da qualidade de vida da população. E este processo é desenvolvido com o apoio do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, Departamento da Saúde e Saneamento e Agentes de Vetores e não oferece custo para o município. Todas as terças e sextas-feiras o processo de recolhimento é efetuado e acompanhado por servidores da Prefeitura. Após este procedimento a coleta é direcionada ao Barracão na cidade de General Salgado-SP onde o município tem um convênio de cooperação mútua com a empresa especializada Reciclanip, localizada em São Paulo, responsável por acondicionar os pneus até que os mesmos sejam reciclados e transformados em diversos produtos.

De acordo com a interlocutora do PMVA Marcillei Duarte dos Santos, ações como esta beneficiam o meio ambiente e colaboram com o bem-estar da população.

“Além da transformação em vários produtos que são reutilizáveis, o descarte correto dos pneus é de extrema importância para evitar o acúmulo de água, a fim de evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como a dengue e a chikungunya “, explicou: Vale lembrar que um pneu demora em média 600 anos para decompor e que somente no Brasil são produzidos em média 40 milhões de pneus por ano. Não precisa ser nenhum especialista no assunto para ter a idéia dos diversos danos que o descarte incorreto desses produtos pode causar ao meio ambiente. Portanto, os cuidados são necessários para a segurança da população e está consciência possibilitará a garantia de um futuro mais limpo e solidário com nosso planeta.