Recursos de Acessibilidade: Texto menor Texto maior Contraste

Notícias / Meio Ambiente

Magda é pré-certificada Município VerdeAzul 2018

Magda recebeu, nesta quinta-feira (28/06), através do relatório online divulgado pela SMA (Secretária do Meio Ambiente), a primeira pré-certificação do Programa Município VerdeAzul 2018 que estimula e auxilia as prefeituras na elaboração e execução de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável.

“É uma conquista muito importante para Magda, pois através da pré-certificação e dos bons resultados de gestão ambiental realizadas pelo nosso município. O Programa Município VerdeAzul tem como objetivo medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. A participação no programa também é um dos critérios de avaliação para a liberação de recursos do FECOP (Fundo Estadual de Controle da Poluição). Nessa primeira etapa da pré-certificação do Programa Município VerdeAzul os municípios deveriam atingir no mínimo 40 pontos, dos 645 municípios do estado de São Paulo, somente 163 conseguiram a qualificação, o município de Magda atingiu 60.35 pontos superou a meta, comemora a prefeita Viviane Aparecida Caselli Vital.

No caminho para conseguir a certificação plena, Magda vem realizando um trabalho integrado entre todos os Departamentos municipais. O Diretor de Agricultura e Meio Ambiente Valter Filiar destacou a atuação dos departamentos e lembrou que a busca da certificação plena exige esforços conjuntos: “Estamos unidos neste objetivo e a ação vem dando bons resultados, tanto que conseguimos a pré-certificação”, e estamos na luta para manter e até mesmo aumentar os resultados do ano passado para a segunda etapa, a certificação final está marcada para acontecer em dezembro deste ano.

A interlocutora do Programa Município VerdeAzul de Magda Marcillei Duarte dos Santos ressaltou ainda que esse novo formato do Programa Município VerdeAzul, além de exigir novos critérios de forma mais rigorosa, permite que os municípios possam pensar e agir de maneira mais consciente. Quem ganha com isso é o meio ambiente e a nossa qualidade de vida. Com este programa as cidades estão ainda mais preparadas e adequadas com suas políticas ambientais.

Este ano, serão destinados R$ 15 milhões ao programa. Para a avaliação dos municípios que buscam a certificação VerdeAzul, dez diretivas são analisadas: esgoto tratado, gestão das águas, resíduos sólidos, município sustentável, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental. Para cada diretiva, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente estabeleceu critérios de avaliação. No ano passado, 48 municípios receberam a certificação do programa, entre eles Magda, fomos contemplados com um caminhão pipa e equipamentos para combate a incêndios florestais no valor de R$ 280.000,00.