Recursos de Acessibilidade: Texto menor Texto maior Contraste

Notícias / Educação e Cultura

Magda recebe onze municípios para reunião de Polo sobre Plano Municipal de Educação

Aconteceu em nosso município, nesta quinta-feira 17/05 a Formação de Monitoramento do PME para os municípios de Magda, Sebastianópolis do Sul, Macaubal, Gastão Vidigal, Nhandeara, General Salgado, Nova Luzitânia, Floreal, Monções, São João de Iracema e Nova Castilho.

A reunião aconteceu no Auditório João Batista Batelo e os assuntos tratados foram em consonância com Plano Nacional de Educação (PNE), que determina diretrizes, metas e estratégias para a política educacional dos próximos dez anos (2015 a 2020). São metas estruturantes para a garantia do direito a educação básica com qualidade, e que assim promovam a garantia do acesso, à universalização do ensino obrigatório, e à ampliação das oportunidades educacionais; metas que dizem respeito especificamente à redução das desigualdades e à valorização da diversidade, caminhos imprescindíveis para a equidade; metas sobre valorização dos profissionais da educação, considerada estratégica para que as metas anteriores sejam atingidas, e ainda metas que se referem ao ensino superior.

Abaixo as metas do PNE:
Meta 1 – Educação Infantil
Meta 2 – Ensino Fundamental
Meta 3 – Ensino Médio
Meta 4 – Inclusão
Meta 5 – Alfabetização Infantil
Meta 6 – Educação Integral
Meta 7 – Qualidade da Educação Básica/IDEB
Meta 8 – Elevação da escolaridade/Diversidade
Meta 9 – Alfabetização de jovens e adultos
Meta 10 – EJA Integrada
Meta 11 – Educação Profissional
Meta 12 – Educação Superior
Meta 13 – Qualidade da Educação Superior
Meta 14 – Pós-Graduação
Meta 15 – Profissionais da Educação
Meta 16 – Formação
Meta 17 – Valorização dos Profissionais do Magistério
Meta 18 – Planos de Carreira
Meta 19 – Gestão Democrática
Meta 20 – Financiamento da Educação

O município de Magda tem seu PME baseado do PNE e todo ano realiza avaliações e monitoramento para saber se está alcançando suas metas.

É imprescindível para a comunidade conhecer sobre o PME ( Plano Municipal de Educação), em breve teremos reunião com todos os envolvidos na Educação Municipal e Estadual e a comunidade será convidada, para que juntos avancemos em busca de educação de qualidade. Afirma a Diretora de Educação, Professora Keli.

Nosso município fica muito honrado em poder ser a Sede desse encontro, certamente todos os envolvidos estão em busca de melhores indicadores para a educação de seus municípios. Relata a Prefeita Viviane.

A mediadora do encontro foi a Técnica do MEC Marli Giovanini.