Notícias / Saúde e Beleza

Magda participa de Seminário de Avaliação do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância

Nos dias 25 e 26 de março de 2018 autoridades do nosso Município (Câmara Municipal), bem como profissionais de diversas áreas (saúde, educação, social pastoral da criança e conselho tutelar) participaram do Seminário de Avaliação do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância – SPPI, desenvolvido no município de Votuporanga em parceria com o Governo do Estado. Na ocasião foram discutidos diversos assuntos referentes ao programa.

O QUE É O PROGRAMA SÃO PAULO PELA PRIMEIRÍSSIMA INFÂNCIA?

De um modo geral, chama-se primeira infância ao período que vai desde a concepção do bebê até o momento em que a criança ingressa na educação formal. Isso quer dizer que a Primeira Infância engloba a gestação, o parto e os 03 primeiros anos de vida da criança.

A Primeira Infância é um período muito importante para o desenvolvimento da criança e as experiências dessa época são relevantes para o resto da vida, mesmo aquelas que acontecem durante a gestação e enquanto o bebê é pequeno, ainda não sabe falar e nem tem memória apurada dos fatos que acontecem à sua volta.

Durante a Primeira Infância ocorre o crescimento físico, o amadurecimento do cérebro, a aquisição dos movimentos, o desenvolvimento da capacidade de aprendizado, a iniciação social e afetiva, entre outros, e cada um desses aspectos é interligado com os demais e influenciado pela realidade na qual a criança vive.

Os estudos mostram que quanto melhor forem as condições para o desenvolvimento durante a Primeira Infância, maiores são as probabilidades de que a criança alcance o melhor do seu potencial tornando-se um adulto mais equilibrado, produtivo e realizado.