Notícias / Educação e Cultura

Alunos de Magda comemoram dia do índio na aldeia Icatu em Braúna

Membros Terena e Kaingang da aldeia indígena Icatu onde vivem 170 índios em 300 hectares, que fica na região noroeste do estado, próximo à cidade de Braúna- SP, receberam na semana do índio, os alunos do 4 º ano da E.M.E.F Waldomiro Lojudice do município de Magda, a programação contou com a apresentação de danças e outros rituais de seus grupos étnicos em comemoração ao Dia do Índio, celebrado no dia 19 de abril.

O cacique Ronaldo falou para os alunos sobre a importância de se preservar a cultura e a memória dos indígenas, por serem o povo originário da nação brasileira.

A Diretora de Educação e Cultura de Magda Keli Carina Bellatti Alves Batelo, destacou a importância de um evento como a apresentação cultural realizada pelos índios, no sentido de proporcionar enriquecimento cultural, conhecimento prático e vivencial, além de promover uma consciência maior sobre a tolerância, a diversidade e a riqueza étnica do país.

Foi indubitavelmente um dia inesquecível para todos os magdenses presentes, nossos alunos compreenderam o que realmente importa: saber a história de uma nação indígena significa resgatar e preservar a tradição bem como reconhecer que a influência desse povo se faz muito presente no nosso dia a dia e na nossa própria identidade e também que podemos viver no presente, pensar no futuro sem esquecer passado e nossas tradições, concluiu a organizadora da atividade Marcillei Duarte dos Santos.

Na oportunidade a prefeita municipal Viviane Aparecida Caselli agradece a secretaria de cultura, turismo, esporte e lazer de Bráuna Maika Perosa Caldeira, que não mediu esforços para receber a nossa equipe.