Recursos de Acessibilidade: Texto menor Texto maior Contraste

Notícias / Meio Ambiente

Garantir a segurança do trabalho do lixeiro também é tarefa da sociedade

O lixeiro, profissional que tem um papel fundamental para o bem-estar da população porque impede que o lixo se acumule nas ruas e nos bueiros, evitando as enchentes e a proliferação de bichos e doenças.

Cuidados com o lixo doméstico

Segundo a interlocutora do Programa Município VerdeAzul de Magda, lâmpadas, copos, louças e embalagens de vidro podem não parecer perigosos, mas são um risco em potencial, já que podem quebrar com o manuseio. E para não machucar o lixeiro, o Departamento de Agricultura e Meio Ambiente de Magda aconselha a procurar um material mais rígido para o acondicionamento dessas matérias, como jornal, papelão, latas, garrafas pet ou mesmo embalagens de leite. Os cacos de vidro podem ser embalados dentro de latinhas de leite em pó ou achocolatado.

Materiais perfurantes como pregos, parafusos, arames e, até mesmo, as lascas de madeiras, devem ser colocados em latas, embalagens plásticas ou embrulhados em grandes volumes de jornal. Quanto aos pregos e parafusos, é interessante entortá-los com martelo, sempre que possível. A tampa serrilhada da lata de conserva também pode machucar e a recomendação é dobrá-la para dentro, pois assim a serrilha estará protegida pela própria lata. E por fim, caso o volume do lixo seja excessivo ou muito pesado, deve-se utilizar dois sacos para acondicioná-lo, conclui Marcillei Duarte dos Santos.