Notícias / Meio Ambiente

Campanha para descarte adequado de pilhas e baterias

A Prefeitura de Magda, por meio do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente tem uma companha para o descarte adequado de pilhas e baterias contínua. Foram instalados pontos de entrega voluntária fixos: Prefeitura Municipal, Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, todas as escolas do município, Espaço de Educação Ambiental, Auditório Municipal, Câmara Municipal de Magda, Posto de Saúde, ou seja, não tem desculpa. Descarte pilhas e baterias no lugar certo.

O projeto “Não devolva para a natureza aquilo que ela não criou” foi criado em 2014 em Magda e desde então disponibilizamos locais para que as pessoas possam depositar pilhas e baterias. O recolhimento é feito posteriormente por uma empresa responsável pela destinação ecologicamente adequada.

Apesar da existência da Resolução COMANA nº 257/99, a qual determina que as pilhas e baterias que contenham em sua composição metais pesados, sejam entregues pelos usuários, aos estabelecimentos que as comercializam ou afins, através da logística reversa, o descarte adequado desse material é uma obrigação de todos. Tão importante como o descarte adequado, a não geração (através do uso alternativo de outras fontes de energia) e a aquisição de pilhas e baterias com procedência também atuam na preservação de nosso Meio Ambiente.

O descarte inadequado de pilhas ainda é uma realidade em nossa sociedade, e ações como essa, que estimula a conscientização da população e cria alternativas adequadas para a destinação, colaboraram com o desenvolvimento sustentável do município.

As pilhas e baterias, quando descartadas em lixões ou aterros sanitários, liberam componentes tóxicos que contaminam o solo, os cursos d'água e os lençóis freáticos, afetando a flora e a fauna das regiões circunvizinhas e o homem, pela cadeia alimentar.

Devido a seus componentes tóxicos, as pilhas podem também afetar a qualidade do produto obtido na compostagem de lixo orgânico. Além disso, sua queima em incineradores também não consiste em uma boa prática, pois seus resíduos tóxicos permanecem nas cinzas e parte deles pode volatilizar, contaminando a atmosfera.

Somente com medidas ambientalmente corretas poderemos ajudar o nosso planeta, conclui a interlocutora o Programa Município VerdeAzul de Magda, Marcillei Duarte dos Santos.