Notícias / Meio Ambiente

Projeto Microbacias II impulsiona produção de ração em Magda

A produção paulista de ração e armazenagem de grãos ganhou impulso com a inauguração de novas estruturas e a aquisição de equipamentos por meio do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável – Microbacias II – Acesso ao Mercado, do Governo do Estado. No dia 21 de janeiro de 2018, o secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, inaugurou uma fábrica de ração da COPRUMA (Cooperativa dos Produtores Rurais de Magda) O investimento nessa obra foi de R$655.323,99, dos quais R$ 459.343,09 foram apoiados pelo PDRS (Projeto de Desenvolvimento Sustentável Rural) e R$202.675,35 contrapartida da COPRUMA.

“Em Magda, se plantou solidariedade e união, e se colheu uma cooperativa, que com esse empreendimento está ampliando sua capacidade de agregar valor à produção e gerar renda. E mais que isso, está criando novas oportunidades de manter os mais jovens na atividade rural. Apoiar o pequeno produtor e o agricultor familiar é uma das orientações do governador Geraldo Alckmin”, disse a prefeita municipal Viviane Aparecida Caselli Vital.

Para o presidente da cooperativa, Ademar Nossa, a inauguração é a concretização de um sonho. Destacou que os membros da cooperativa enfrentaram muitas dificuldades para chegar até o estágio atual. “Em alguns momentos, até pensamos em desistir. No entanto, com o apoio do governo do Estado, do secretário Arnaldo Jardim e do diretor do EDR de General Salgado, Sidiney Ezidío Martins, e dos técnicos do Escritório de Desenvolvimento Rural (EDR) de General Salgado e da Casa da Agricultura, nos unimos e fortalecemos como organização e, por isso, podemos colher os primeiros frutos desse investimento que mudará a nossa relação com o mercado”, disse.

Além desse empreendimento, que gerará renda e emprego, direta e indiretamente, para produtores e trabalhadores rurais, a população de modo geral teve mais um motivo para comemoração: durante a inauguração do empreendimento da COPRUMA, o secretário Arnaldo Jardim e a prefeita municipal, Viviane Aparecida Caselli Vital, conversaram sobre a necessidade de adequação de estradas rurais no valor de R$400.000,00 , o que contribuirá com o escoamento da produção e também com o livre acesso dos moradores dos locais abrangidos por essas estradas.

O secretário anunciou também que serão liberados investimentos do PDRS para a aquisição de caminhão para a COPRUMA, o que otimizará o atendimento aos produtores Na oportunidade a prefeita agradeceu a presença dos prefeitos e prefeitas Antonio José da cidade de Poloni, João Tamborlim de Nova Castilho, Nelson Luiz Aranjues Montoro de Monte Aprazível, Luciana Dias de São João de Iracema, Gisele Tonchis de Lourdes e o presidente da CODASP (Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo) Alexandre Penteado Pires, o secretário de Agricultura e Abastecimento Arnaldo Jardim, o assessor do secretário de agricultura e abastecimento Sergio Murilo Hermogenes, o deputado estadual Itamar Borges, os vereadores, o vice-prefeito Robinho, a presidente da câmara Magda Célia Martins Tardioli, o diretor de agricultura e meio ambiente Valter Filiar, os técnicos da CATI Emanuel Gonçalves Lois, Leandro Rodrigues, funcionários da casa da agricultura Elson Marques, Marcos Roberto Francisco, os funcionários da COPRUMA Rafaela Frota, Paulo Ferraz, Antônio Felix, Osvaldo Frota, Welitom Pereira, Donizete de Oliveira, o presidente Ademar Nossa, produtores rurais e todos os 192 cooperados de Magda e região que nunca mediram esforços para somar com a nossa querida Magda.