Notícias / Saúde e Beleza

Fonoaudióloga representa Magda em 1º Congresso de Primeiríssima Infância

A fonoaudióloga Ana Paula Laverde Alvarenga, do Centro de Saúde de Magda participou do 1º Congresso Regional do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância, e apresentou seu trabalho “A importância da prática do aleitamento materno na redução da indicação e prescrição da fórmula alimentar infantil”. É um projeto que busca incentivar, proteger e apoiar o aleitamento materno, reforçando a importância para a saúde materna e o desenvolvimento saudável das crianças.

Realizado em novembro deste ano em Cabreúva – SP, o Congresso teve a participação de 25 municípios paulistas e contou com aproximadamente 200 profissionais e estudantes das áreas de saúde, assistência social e educação.

O objetivo do Congresso foi contribuir para a educação continuada de profissionais e estudantes das respectivas áreas por meio da socialização, através de palestras sobre trabalhos e projetos bem sucedidos, voltados ao desenvolvimento do Programa Primeiríssima infância. O Congresso também visa à qualificação da assistência prestada as gestantes e crianças de zero a três anos e seus familiares.

Entre os principais objetivos do Programa estão, melhorar a qualidade do atendimento e dos cuidados oferecidos as gestantes e crianças, promovendo trabalho integrado entre vários setores envolvidos e mobilizar a sociedade para importante fase da vida.

Ana Paula tem aprimoramento em fonoaudiologia educacional e aprendizagem, trabalha na Unidade Básica de Saúde em Magda há 14 anos, atendendo crianças, adultos e idosos. É representante do Programa Primeiríssima Infância em Magda, que participa de encontros mensais em Votuporanga com outras 17 cidades, para articulação, desenvolvimento e implantação das melhores práticas do programa.

A profissional destaca como o congresso foi importante para a sua carreira, ampliando seu conhecimento e com isso oferecer um atendimento ainda mais qualificado para a população. “O Congresso trouxe um olhar ampliado para as práticas de aleitamento materno, da importância de trabalhar entre setores integrados, como a saúde, assistência social e educação. Agradeço o apoio da Prefeita Viviane, que foi fundamental, sem ele eu não teria ido”. Finaliza.