Notícias / Meio Ambiente

Magda inicia 2018 executando o planejamento da agenda ambiental com inspeção veicular da frota municipal através da Escala de Ringelmann

Nesta quarta-feira dia 10 de janeiro de 2.018, a interlocutora do programa município VerdeAzul, Marcillei Duarte dos Santos, esteve no almoxarifado municipal com o responsável do setor de transporte municipal Enivaldo Aparecido Ribeiro, para a realização da aferição veicular da frota municipal de Magda, esse trabalho foi planejado para acontecer mensalmente no ano de 2.018 que tem como intenção trazer benefícios para a qualidade do ar e a melhor manutenção dos veículos do município. No total foram vistoriados todos os veículos da frota municipal que totalizam 30 veículos.

Foi utilizado a Escala de Ringelmann, uma importante ferramenta para este controle, principalmente no que se refere a emissão da fumaça preta, a conhecida Escala Ringelmann, mencionada nas duas principais normas federais (Portaria MINTER 100/80 e Portaria IBAMA 85/96), é através da Escala Ringelmann que foi estabelecido os padrões de emissão de poluentes aceitáveis para veículos movidos a diesel.

Criada em 1890, pelo Engenheiro Francês de nome Maximilian Ringelmann, podemos dizer que a Escala Ringelmann é uma forma de medição simplória. Um lâmina de papel circular, dividida em cinco partes, cada uma com uma tonalidade de cinza, progressivamente mais escuras (padrões). Ao aproximar esta lâmina da fumaça emitida pelo veículo, deve-se comparar sua cor com 1 das suas 5 tonalidades, e assim determinar o seu padrão.

Os resultados foram positivos, pois todos os veículos foram aprovados e entregue para a prefeita municipal Viviane Aparecida Caselli Vital que incentiva cada vez mais ações que proporcionam qualidade de vida para a população de Magda.

Como evitar a fumaça preta

• Mantenha o motor do seu veículo regulado;
• Faça revisão preventiva;
• Na manutenção do seu veículo, exija que a regulagem do motor e a troca de peças sejam feitas de acordo com as especificações do fabricante;
• Mantenha o sistema de escapamento em ordem;
• Abasteça com combustível de boa qualidade;
• Preste atenção na pressão dos pneus e evite o excesso de carga;
• Desligue o motor do veículo sempre que estiver estacionado.

Os cidadãos magdenses também podem fazer sua parte, vistoriando regularmente seus veículos e automaticamente contribuir para qualidade do ar.