Notícias / Meio Ambiente

Magda conquista Certificado Verde Azul do Estado de SP

Magda alcançou a certificação no Ranking Ambiental Paulista na Eficiência de Gestão Ambiental 2017 do Programa Município Verde Azul (PMVA). O anúncio foi feito nesta quarta-feira dia 13 de dezembro de 2.017, em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, com a presença do vice-governador Márcio França, o secretário de Agricultura e Abastecimento Arnaldo Jardim e o secretário de Meio Ambiente Maurício Brusadin.

Das 645 cidades paulista que participaram da edição desde ano, apenas 48 conquistaram a certificação oferecida anualmente pela Secretária Estadual de Meio Ambiente para as cidades que desenvolveram boas práticas ambientais gerenciadas pela Administração Municipal.

A notícia foi recebida com alegria pela Prefeitura Municipal de Magda, Conselho Municipal de Meio Ambiente, Câmara Municipal e Departamento de Agricultura e Meio Ambiente que cuidaram da produção de todo projeto.

Representando a Autarquia estiveram o Diretor de Agricultura e Meio Ambiente de Magda-SP Valter Filiar e a prefeita municipal Viviane Aparecida Caselli Vital.

Diferente das outras edições, este ano o programa está avaliando as 645 cidades do estado de São Paulo em três etapas. A primeira pré-certificação, que aconteceu em julho, Magda conquistou a 363º posição. Na segunda pré-certificação, que aconteceu em setembro, o município se destacou no ranking passando para 34º lugar com 65.41 pontos e 385.2% de evolução ocupando 4º lugar dos municípios que mais evoluíram no estado. Nesta última fase, a cidade subiu mais uma posição no Ranking ficando com a 33º colocação e 25.8% de evolução.

Entre os fatores que contribuíram para a conquista do prêmio, estão as atividades de educação ambiental, o amparo da legislação ambiental municipal, o cumprimento do calendário ambiental municipal, o conselho ambiental ativo, projetos sustentáveis na área de preservação de nascentes e na arborização urbana, a boa gestão do uso do solo, esgoto tratado para 100% da população e uma eficiência fantástica da interlocutora do Programa Município Verde Azul de Magda Marcillei Duarte dos Santos engenheira ambiental e sanitária, que como resultado alcançou 1º Lugar na Diretiva Qualidade do Ar e Resíduos Sólidos e 2º Lugar na Gestão das Águas.

O Selo Município Verde Azul tem como objetivo medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. A participação no programa também é um dos critérios de avaliação para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição (FECOP) que contemplou a cidade de Magda com um caminhão Pipa no valor de R$ 280.000,00 que estará em breve no município.

Na oportunidade a prefeita Viviane Aparecida Caselli Vital agradece TODOS os departamentos da prefeitura, o Conselho Municipal de Meio Ambiente, a Câmara Municipal, a interlocutora e o Diretor de Agricultura e Meio Ambiente que trabalharam dia e noite sem medir esforços e destaca que sem a participação de todos os envolvidos o prêmio da Secretária do Meio Ambiente do Estado e aumento da qualidade de vida da população não seriam alcançados. Estou muito contente e queremos melhorar ainda mais nossos resultados, acredito que quem cuida do Meio Ambiente cuida de tudo, e assim quero continuar o meu mandato, finalizou a prefeita.

Confira tudo pelo link: http://verdeazuldigital.sp.gov.br/site/pontuacoes/