Recursos de Acessibilidade: Texto menor Texto maior Contraste

Notícias / Educação e Cultura

EMEF Waldomiro Lojúdice realiza projetos de aceitabilidade e zero de desperdício na merenda

Estes testes começaram a ser realizados em nossa escola idealizado pelo Departamento de Educação, Nutricionista e Equipe Escolar e vem mostrando um índice de aceitabilidade muito bom. Os resultados ajudarão a reformular o cardápio, caso perceba-se necessário.

Levando-se em conta que o desperdício de alimentos atinge um terço de toda comida produzida no mundo graças à produção em excesso e o transporte inadequado que são fatores significativos para esse problema. Além disso, há desperdício de alimentos na cozinha das casas. De acordo com a FAO (agência das Nações Unidas preocupada em erradicar a fome), 54% do desperdício de alimentos no mundo ocorrem na fase inicial da produção, que são a manipulação pós-colheita e a armazenagem. Os outros 46% do desperdício, de acordo com a mesma fonte, ocorrem nas etapas de processamento, distribuição e consumo. Quando lembramos que todos os dias 870 milhões de pessoas passam fome, esses dados sobre desperdício se tornam aterrorizantes.

Juntamente a avaliação sensorial, estamos, portanto, desenvolvendo uma atividade referente ao desperdício de alimento. Ele consiste em conscientizar os alunos sobre o desperdício e separar o que é jogado fora por sala de aula. Os números estão sendo tabulados dia-a-dia e no fim da atividade conseguiremos saber qual sala desperdiçou menos alimento.