Recursos de Acessibilidade: Texto menor Texto maior Contraste

Notícias / Meio Ambiente

Magda convida população para sessão participativa sobre questões ambientais

Em muitas cidades a arborização é mal planejada, espécies de árvores plantadas em local inapropriado, em locais inadequados, em consequente disso a população vê a arborização como uma ameaça. A arborização não pode ser realizada de forma amadora, pois as necessidades urbanas a serem mitigadas envolvem avaliações estética, ecológica, psicológica, social, econômica e política. Mesmo as cidades que tiveram a sua arborização planejada podem necessitar de correções futuras. Está evidente a importância do planejamento do meio físico urbano; no entanto, a preocupação de quem planeja ainda está centrada nas características sócio econômicas, relegando a dependência dos elementos naturais.

O planeta está em constante transformação, com isso a demanda por recursos naturais vem aumentando, e acarretando a degradação ambiental. Com isso, a educação ambiental é a ferramenta de suma importância para a melhoria da qualidade ambiental e para a sobrevivência do homem. Quando se entende que cuidar do planeta é necessário para se ter um meio ambiente equilibrado, as atitudes de cada cidadão muda. Desde muito tempo, o homem vem trocando o meio rural pelo meio urbano. As cidades foram crescendo, na maioria das vezes de forma muito rápida e desordenada, sem um planejamento adequado de ocupação, provocando vários problemas que interferem sobremaneira na qualidade de vida do homem que vive na cidade. Atualmente, a maioria da população humana vive no meio urbano necessitando, cada vez mais, de condições que possam melhorar a convivência dentro de um ambiente muitas vezes adverso.

No meio urbano, a transformação é bem aparente (árvores sendo cortadas, vegetação sendo retirada para construção, etc.) e a conscientização é necessária. A arborização é importante no meio urbano, pois traz benefícios a sociedade. A presença de arbustos e árvores no ambiente urbano tende a melhorar o microclima através da diminuição da amplitude térmica, principalmente por meio da elevada transpiração, da interferência na velocidade e direção dos ventos, sombreamento, embelezamento das cidades, diminuição das poluições atmosférica, sonora e visual e contribuição para a melhoria física e mental do ser humano na cidade.

Pensando em tudo isso, o CONSEMA DE MAGDA (Conselho Municipal de Meio Ambiente) juntamente com a Câmara Municipal e o Departamento de Agricultura e Meio Ambiente convidam toda a população para a sessão na câmara municipal com o objetivo de tornar a sociedade difusora na tomada de decisões nas questões ambientais através da gestão participativa.

Data: 10 de outubro de 2017 às 20h.
Tema: Legislação sobre arborização urbana e Espaço Árvore em Magda-SP.

Venha participar conosco, estamos no rumo certo para um futuro mais verde azul.