Recursos de Acessibilidade: Texto menor Texto maior Contraste

Notícias / Meio Ambiente

Dia da Árvore e Início da Primavera em Magda

As escolas municipais de Magda em parceria com o Departamento do Meio Ambiente, realizaram muitas atividades para comemorar e trabalhar com os alunos o dia da árvore e o início da primavera. Realizaram trabalhos nas escolas e plantaram árvores em vários lugares no município, em praças da cidade, na EMEI e na Fazenda CFM. Foram dias de muito aprendizado!!!

Respeitar uma árvore é garantir nossa própria existência. Ela protege a terra com suas raízes. E ainda nos aconchega em sua sombra, mantém o ar úmido e produz oxigênio para todos os seres da natureza. Isso sem contar os frutos deliciosos e suas propriedades terapêuticas.

Temos que lutar pela preservação da natureza, das árvores, dos animais porque lutar por eles é lutar pela vida. Faça sua parte respeitando a natureza e passe para a frente o que aprendeu aqui hoje: quem ama a vida, protege a natureza.

O dia da árvore é comemorado em todo o mundo e em datas diferentes. Aqui no Brasil o dia 21 de setembro foi escolhido pelos índios que cultuavam as árvores no começo da primavera, época em que eles preparavam o solo para cultivo.

Plantar uma árvore: uma ação simples que pode gerar muitos frutos para o planeta!

O plantio de árvores favorece diretamente a: restabelecer a regularidade do clima, melhoria do ciclo hidrológico (porque acaba melhorando a regularidade de chuvas), redução da velocidade dos ventos, aumento da diversidade e quantidade da fauna nas cidades, especialmente de pássaros, melhoria das condições acústicas, diminuindo a poluição sonora, opções de recreação e lazer em parques, praças e jardins, entre outros.

O que você deve saber se quer plantar uma árvore:

• Verificar o local onde quer plantar para somente depois escolher o tipo de árvore;
• Verifique a exposição ao sol - algumas espécies se adaptam melhor a sol pleno, outras pedem muita sombra;
• Observe a distância que a árvore pode ser plantada de muros e cercas. É importante tomar cuidado com calçadas - algumas árvores têm raízes que danificam o calçamento e asfaltos;
• Opte por fazer o plantio em períodos de pouco impacto térmico, como primavera ou outono.
• Depois disso é só escolher a muda e seguir as instruções técnicas de plantio específicas para cada espécie!