Recursos de Acessibilidade: Texto menor Texto maior Contraste

Notícias / Meio Ambiente

Departamento de Agricultura e Meio Ambiente de Magda inspeciona frota veicular do município

Nesta quinta-feira dia 28 de setembro de 2017, a interlocutora do programa município VerdeAzul, Marcillei Duarte dos Santos, esteve no almoxarifado municipal com o responsável do setor de transporte municipal Enivaldo Aparecido Ribeiro, para a realização deste trabalho semestral, que tem como intenção trazer benefícios para o clima do município. No total foram vistoriados todos os veículos da frota municipal que totalizam 30 veículos. Os cidadãos magdenses também podem fazer sua parte, vistoriando regularmente seus veículos.

Realizar o serviço de Inspeção Veicular da frota da Prefeitura de Magda é uma das ações desenvolvidas pelo Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, a fim de aferir o grau de emissão de poluentes, controlando a queima de combustíveis fósseis, que gera poluição atmosférica.

Desde a introdução dos automóveis há mais de cem anos, a popularidade e a prevalência dos carros dispararam. Estima-se que existam atualmente pelo menos um bilhão de veículos no mundo. Com o crescente número de carros nas estradas, os efeitos dos veículos sobre meio ambiente estão se tornando cada vez mais evidentes.

POLUIÇÃO DO AR

Os gases expelidos pelos carros poluem o ar e são perigosos para o meio ambiente e a saúde humana. Subprodutos da combustão de combustíveis são liberados para a atmosfera a partir do escapamento de cada veículo ligado. Os gases de escape contêm moléculas perigosas que ameaçam a saúde humana, tais como o monóxido de carbono, que prejudica o fluxo de oxigênio para o cérebro, e os óxidos de enxofre, que podem causar doenças respiratórias ou agravar outros problemas de saúde existentes. Os gases do escape também contêm dióxido de carbono, um gás de efeito estufa que contribui com o aquecimento global, e óxidos de nitrogênio, que podem causar chuva ácida e ozônio.

De acordo com especialistas, um carro desregulado emite até 50% mais gases. Hoje Magda é amparado pela nº Lei Municipal 764 de 13 de agosto de 2009.

A prefeita sempre preocupada com o meio ambiente, além de incentivar as campanhas já existentes como: “Meu Carro é Amigo do Meio Ambiente”, solicitou ao Departamento de Agricultura e Meio Ambiente que houvesse essa aferição veicular semestralmente, ou seja aumentou a meta do município em 50% visando a qualidade de vida de todos em relação à qualidade do ar.

Como evitar a fumaça preta

• Mantenha o motor do seu veículo regulado;
• Faça revisão preventiva;
• Na manutenção do seu veículo, exija que a regulagem do motor e a troca de peças sejam feitas de acordo com as especificações do fabricante;
• Mantenha o sistema de escapamento em ordem;
• Abasteça com combustível de boa qualidade;
• Preste atenção na pressão dos pneus e evite o excesso de carga;
• Desligue o motor do veículo sempre que estiver estacionado.