Notícias / Social

Departamento de Assistência Social elabora Lei de Benefícios Eventuais

O Departamento de Assistência Social em parceria com o Departamento Jurídico elaborou a Lei de Benefícios Eventuais que devem ser encaminhadas ao poder Legislativo em breve e está também em parceria com o Departamento Jurídico no intuito de elaborar a Lei do SUAS que regulamentará todas as ações sócio assistenciais realizadas no Município.

Através de Emenda Parlamentar por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social o Departamento de Assistência Social adquiriu um veículo para o uso do CRAS e equipamentos para desenvolver as atividades do Departamento e do CRAS.

O Departamento proporcionou em maio Capacitação do Cadastro Único realizada pela Caixa Federal em São Paulo para duas funcionárias, em setembro haverá nova Capacitação em São Paulo que contará com a presença de uma delas e em outubro haverá Capacitação do Programa Bolsa Família durante uma semana onde participarão um responsável pelo Programa no setor da Educação, Saúde e Assistência.

Em relação ao Programa Bolsa Família o Departamento de Assistência Social realizou encontro de orientação com os usuários do Programa.

Foi realizada pelo Departamento de Assistência Social, a Prefeitura e o Conselho Municipal e Assistência Social (CMAS) a Conferência Municipal de Assistência Social que teve ampla participação.

CRAS

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é a porta de entrada da Assistência Social onde são oferecidos os serviços de Assistência Social, com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade. O CRAS oferta o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). No CRAS, os cidadãos também são orientados sobre os benefícios assistenciais e podem ser inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal Dentre as ações sócio assistenciais o CRAS oferece aos usuários as oficinas de Bordado (acima de 60 anos), mosaico e artesanato para famílias, dança e Jiu-Jitsu para crianças e adolescentes e Zumba, e no mês de julho aconteceu o Recreando no CRAS onde aconteceram atividades de “Contação” de história e gincanas resgatando brincadeiras antigas, todas as oficinas são acompanhadas pelas Técnicas do CRAS que desenvolvem atividades sobre assuntos cotidianos em todas os grupos. Temos também uma Orientadora Social que acompanha e desenvolve atividades com os grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

O CRAS e o Departamento Social participaram de uma capacitação em parceira com o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) com o objetivo de receber as novas orientações a respeito do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e repassá-las para os seguimentos idoso e portador de Deficiência, dentre elas a necessidade de recadastramento que está sendo realizado desde fevereiro de 2017 pelo CRAS e que se estenderá até dezembro de 2018. O recadastramento é primordial para a continuidade do recebimento do benefício. Mediante as novas normas foram criados dois grupos de trabalho com os beneficiários que acontece todas as quartas – feiras em parceria com o Departamento de Saúde e tem como facilitador um Psicólogo.