Recursos de Acessibilidade: Texto menor Texto maior Contraste

Notícias / Meio Ambiente

Magda incentiva crianças no cuidado com a natureza e uma alimentação saudável

A alimentação é fundamental no desenvolvimento da criança, dessa forma devemos ensiná-la desde bebê para que possa ir se educando, mas, este não é papel só da escola como também dos pais, pois, muitas vezes, preparam o lanche que seu filho mais gosta sem pensar que podem causar sérios problemas no futuro, como à obesidade. Uma boa alimentação pode ajudar as crianças a terem uma vida saudável no presente e no futuro e sem dúvida a ter uma vida mais duradoura e com qualidade, no entanto a alimentação balanceada ajuda no desenvolvimento tanto físico quanto cognitivo da criança, pois, os nutrientes são distribuídos de modo adequado.

Muitas vezes deparamos as crianças com lancheiras recheadas de guloseimas como: sanduíches não naturais, bolachas, doces, bombons e uma série de alimentos que futuramente podem trazer graves consequências. Alimentar-se de forma saudável é importante para garantir uma boa saúde e prevenir doenças como: a anemia, obesidade, desnutrição às vezes relacionada à fome oculta e também para diminuir o risco de infecções, além de garantir o bom desenvolvimento físico e mental.

A merenda escolar atende parte das necessidades nutricionais diárias das crianças, durante sua permanência na escola, contribuindo para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem e o rendimento escolar dos estudantes, pois é importante zelar pela qualidade dos produtos desde a compra até a distribuição nas escolas, prestando sempre atenção às boas práticas sanitárias e de higiene para que as crianças possam obter uma boa alimentação.

Neste contexto, a visita dos alunos da EMEI CRECHE na horta do “Projeto Jovem Agricultor do Furo de Magda” teve como objetivo principal incentivar as crianças no cuidado com a natureza e uma alimentação saudável, os professores e a turma trabalham o tema, quais estratégias estavam sendo utilizadas para incentivá-los a terem bons hábitos alimentares em seu dia a dia, e a visão das crianças e pais sobre o assunto conhecendo a horta e como são cultivados os legumes e verduras até chegar na nossa mesa. A visita foi considerada um sucesso e primordial para alcançar nossos objetivos.

Gostaríamos de agradecer a Ana Benini e todos envolvidos com o Projeto Jovem Agricultor (SENAR) de nosso município que sempre colabora para somar conhecimentos. O Departamento de Agricultura e Meio Ambiente e o Departamento de Educação comemoram os resultados e parceria, planejam mais ações com o tema que envolvam a transversalidade e a aprendizagem de todos envolvidos.