Recursos de Acessibilidade: Texto menor Texto maior Contraste

Notícias / Eventos

Magda realiza Caminhada Ecológica

No dia 31 de maio foi realizada em Magda uma caminhada ecológica organizada pelo Jovem Agricultor do Futuro (SENAR) e o Departamento de Agricultura e Meio Ambiente com o Programa Município Verde Azul na redondeza da cidade, a caminhada durou cerca de uma hora e foram retirados 6 (seis) sacos de lixos de 60 litros de lixo, uma quantidade significativa pela duração, foram encontrados embalagem de remédio, muitas sacolas plásticas, roupas entre outros... Todos esses rejeitos serviram para conscientizar todos que participaram da caminhada sobre a destinação correta do lixo e os prejuízos que causam ao meio ambiente quando são descartados de forma incorreta. Concluímos com essa ação que a generalização de práticas ambientais só será possível se estiver inserida no contexto de valores sociais, mesmo que se refira a mudanças de hábitos cotidianos.

Foi abordado pelo engenheiro agrônomo Marcio Antonio Castilho, a engenheira ambiental Marcillei Duarte dos Santos, Sandro Colombo e Rodrigo Boneto a problemática socioambiental, ao questionar ideologias teóricas e práticas, propõe a participação democrática da sociedade na gestão dos seus recursos atuais e potenciais, assim como no processo de tomada de decisões para a escolha de novos estilos de vida e a construção de futuros possíveis, da ótica da sustentabilidade ecológica e da eqüidade social.

Torna-se cada vez mais necessário consolidar novos paradigmas de educação ambiental para iluminar a realidade desde outros ângulos, e isso supõe a formulação de novos objetos de referência conceituais e, principalmente, a transformação de atitudes.

Um dos grandes desafios é ampliar a dinâmica interativa entre a sociedade, uma vez que isso pode potencializar uma crescente e necessária articulação com a população notadamente no que se refere ao desenvolvimento de práticas preventivas no plano ambiental. Portanto a caminhada ecológica atingiu todos os objetivos centrada no exercício da cidadania e na reformulação de valores éticos e morais, individuais e coletivos, numa perspectiva orientada para o desenvolvimento sustentável.