Notícias / Meio Ambiente

1° Bazar Sustentável de Magda-SP

A proposta do “Bazar Solidário e Sustentável” é realizar uma parceria entre o Fundo Social e Departamento de Agricultura e Meio Ambiente do município de Magda, voluntários, comunidade e organizações sociais para coleta de roupas doadas pela comunidade e em sequência realizar a separação e a venda dos produtos arrecadados, já que no sistema assistencialista dá atenção as populações desfavorecidas apenas como forma de ajuda e ou caridade.

Contudo, não podemos caracterizar como uma ação real, pois atualmente o que ocorre são pessoas que recebem um benefício sem ao menos ter o direito de escolha a partir de sua necessidade, sendo repassadas as famílias utensílios que muitas vezes não são ao menos utilizados e contribuem para o desperdício. Desta forma o projeto “Bazar Solidário e Sustentável” visa minimizar o desperdício com o poder de escolha e maximizar a vida útil das roupas recolhidas através de doações praticando os 3Rs (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) se tornando uma cidade mais sustentável. Assim proporcionar as famílias de baixa renda ou com menor poder aquisitivo o direito de escolha, valorizando o indivíduo e oportunizando uma ação emancipatória.

Vale lembrar também que a decoração foi feita de forma sustentável, pois a matéria-prima utilizada foi papelão e restos de tecido. Magda é mais Verde Azul!