Notícias / Educação e Cultura

Alunos da EMEF Waldomiro Lojúdice visitam a Câmara Municipal

No último dia 11 de junho, os alunos do 5º Ano A da EMEF Waldomiro Lojúdice visitaram a Câmara Municipal de Magda, e foram recebidos carinhosamente pelo Vereador José Artur Alegria, pelos servidores Carlos Osmar Alegria e Secretário Márcio Leandro Teixeira.

O projeto “Preservação do Patrimônio Público – Cuidando para as futuras gerações” está inserido no projeto pedagógico da escola que visa despertar nos alunos o espírito de cidadania, dando-lhes oportunidade de conhecerem um pouco mais sobre as Leis do Município, a participação, a organização e o funcionamento dos poderes públicos.

Os alunos vivenciaram um pouco da história do Poder Legislativo, foram orientados pelo vereador José Artur Alegria e servidores da Câmara que apresentou a estrutura funcional, os horários, composição da mesa, fotos antigas e atuais dos vereadores, funções que os mesmos exercem dentro da câmara e para com a população, as formas e instrumentos de que os cidadãos dispõem para participar ativamente dos processos decisórios no âmbito do Legislativo, poder que abrange a pluralidade de ideias promovendo debates sobre o rumo da cidade, esclarecendo suas dúvidas sobre as funções e o funcionamento do poder legislativo municipal.

Este trabalho teve como objetivos principais reconhecer, valorizar, conservar e preservar a identidade dos Patrimônios Públicos. Ao conhecer de perto a Câmara Municipal, os alunos descobriram a função do poder legislativo e sua relevância no processo democrático, além de diminuir a distância entre a sociedade e os vereadores.

A visita foi fundamental para aguçar a curiosidade dos alunos ampliando seus conhecimentos demonstrando de que no futuro, teremos cidadãos comprometidos com o crescimento do município.