Recursos de Acessibilidade: Texto menor Texto maior Contraste

Notícias / Meio Ambiente

Quatro municípios da região conquistam selo VerdeAzul 2014

No último dia 11 de dezembro, o secretário Rubens Rizek, ao lado do coordenador do Programa Município VerdeAzul Ricardo Montoro, do deputado estadual Bruno Covas e do secretário de Planejamento e Desenvolvimento Regional Júlio Semeghini, que representou o governador Geraldo Alckimin, divulgou o Ranking Ambiental Paulista 2014. O anúncio foi feito em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes. Nova Luzitânia, Magda, Nhandeara e Gastão Vidigal foram os municípios da região que receberam o Selo VerdeAzul, Turiúba foi pré-classificada.

Ao todo, 118 cidades receberam o selo por serem as que mais desenvolvem atividades e projetos na área ambiental. Nova Luzitânia foi a melhor colocada da região com nota 85.24 na 67ª posição. Magda recebeu 82.32 e ficou na 88ª posição. Com nota 81.45, Nhandeara aparece na 97ª posição. Na 116ª posição está Gastão Vidigal com 80.16. Já o município de Turiúba foi pré-classificado com nota 80.54 na 127ª posição, com prazo de 60 dias para correções de pendências no aterro sanitário ou no sistema de esgoto do município.

Os municípios de Nipoã, Floreal, Monções, Monte Aprazível, Sebastianópolis do Sul, União Paulista, Poloni e Macaubal não receberam nota acima dos 80 pontos e não foram certificados (Confira abaixo o Ranking Ambiental 2014).

Nesta sétima edição do Programa Município VerdeAzul, 118 municípios foram certificados, contra 67 do ano anterior. A nota média também teve um acréscimo de mais de um ponto, de 85,5 para 86,9. Outro número que aumentou foi o de municípios que elaboraram seus Planos de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, de 219, em 2013, para 334 este ano.

Houve ainda aumento na quantidade de municípios com programas de Educação Ambiental, de 203 para 258 em 2014.

Vale destacar que em 2014 o programa fechou parceria com a Defesa Civil do Estado de São Paulo e os primeiros resultados já aparecem – 483 municípios atualizaram a indicação de coordenadores municipais de Defesa Civil. Outra novidade foi a adesão dos municípios ao Programa Cidades Resilientes, com 210 cidades cadastradas.

Investimentos

Lançado em junho de 2007, o Município VerdeAzul tem como principal proposta descentralizar a agenda ambiental paulista, ganhando eficiência na gestão ambiental e valorizando a base da sociedade.

Os municípios receberam uma nota ambiental, que varia de zero a 100, e avalia o seu desempenho em dez diretivas. Foram avaliadas ações nas áreas: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.

As prefeituras com nota acima de 80 serão reconhecidos pelo exemplo ambiental e receberão o prêmio Município VerdeAzul.

O certificado, que reconhece a boa gestão ambiental, garante à administração municipal a prioridade na captação de recursos com o Governo do Estado, por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição – FECOP.